Compartilhar
Papel de Parede Para Banheiro

Esta é uma pergunta muito recorrente, que sempre vem acompanhada de: o papel de parede pode ser aplicado no azulejo? Se estas são suas dúvidas, continue lendo que este post é para você!

Se você tem um banheiro antigo em casa, com aqueles azulejos dos anos 70, provavelmente já pensou inúmeras vezes em reformar. Mas trocar toda a cerâmica de um banheiro não é nada barato e reforma dentro de casa, vamos combinar, é o Ó! Pó para todo lado, a casa não pára limpa, gente estranha entrando e saindo, compra coisas, faltam coisas, tem que sair pra comprar de novo, afff! Já cansei só de falar. Que agonia!

Uma maneira mais simples de resolver este problema é cobrir o azulejo original e deixar a reforma total em segundo plano. E como você pode fazer isso? Uma solução é pintar e a outra é usar papel de parede.

Daí surgem essas dúvidas, será que posso usar papel de parede no banheiro? Será que papel de parede adere em azulejo, será que é durável? O papel de parede pode molhar?

Então, sem enrolação, vamos direto ao assunto: Sim, o papel de parede pode ser aplicado no banheiro, ele adere em qualquer superfície lisa, então sim, adere do azulejo. Quanto à durabilidade, isso vai depender dos cuidados que você vai ter com o produto e, por fim, sim, ele pode molhar e ser limpo. Mas calma aí, antes de você começar dar pulinhos de alegria, vamos aos detalhes importantes, passo a passo, para você fazer da forma certa e ter o seu banheiro lindo por muito tempo.

Banheiro Decorado com Papel de Parede

Passo 1: Assegure-se que está adquirindo um papel de parede lavável. Os papéis de parede adesivos são confeccionados em vinil adesivo, um material derivado do PVC, ou seja, trocando em miúdos, é um tipo de plástico e plástico pode molhar.

Passo 2: Verifique se sua parede não tem nenhuma infiltração. Os azulejos devem estar firmes, sem sinais de umidade. Se tiver algo assim, não faça, o papel de parede vai soltar rapidinho. Mas espera aí, você não disse que pode molhar? Sim, eu disse e pode! Mas pode molhar a parte que vai ficar visível depois de aplicado. As infiltrações levam umidade para onde fica a cola do papel de parede, e a cola não pode “ver água”.

Passo 3: Procure aplicar somente nas partes secas do banheiro, não é aconselhável aplicar dentro do box onde a incidência de água é muito grande. Isso porque é praticamente impossível evitar que a água entre atrás do papel de parede (onde fica a cola), se isso acontecer, o papel de parede vai soltar. Outro cuidado importante é na hora de lavar, evite ficar ensaboando e jogando água. Limpe com pano úmido e sabão neutro (detergente), sem produtos abrasivos, sem esfregar.

Massa Plastica Para Azulejo de Banheiro

Passo 4: Para obter um resultado perfeito e aumentar a durabilidade, o ideal é você cobrir os rejuntes com massa acrílica e nivelar toda parede. Você pode até aplicar direto, sem nivelar, mas os rejuntes serão perceptíveis, ficará aquelas depressões entre os azulejos, e isso facilita que a água entre atrás do papel de parede. Então vale a pena investir um pouco mais de tempo e um pouquinho de dinheiro para deixar a parede plana. É muito importante selar esta massa antes de aplicar o papel de parede pois, a massa solta resíduos, o que vai impedir a aderência do adesivo.

Passo 5: Este passo é importante para quem quer cobrir azulejos com estampa! É muito importante passar uma tinta acrílica branca por cima do azulejo, deixando o fundo branco, antes de aplicar o papel de parede. Isso porque o papel de parede adesivo normalmente não tem cobertura de 100%, ou seja, ele deixa passar um pouquinho da cor que está no fundo. Verifique com o fabricante a cobertura do papel de parede.

Pintura em Azulejo de Banheiro

Agora você deve estar pensando: poxa vida, achei que era fácil, mas tem que fazer um tanto de coisa, não é tão simples assim. Gente, em tudo na vida, para obter um bom resultado você precisa investir um pouquinho de tempo e paciência. Não é tão complicado assim e eu vou provar resumindo tudo para você:

Vai precisar de:

  • Papel de parede lavável (adesivo ou vinílico lavável);
  • Massa acrílica;
  • Tinta acrílica branca;
  • Uma espátula para passar a massa;
  • Rolinho de tinta ou pincel

Primeiro lave toda a superfície, passe a massa em todos rejuntes com a espátula, deixe secar e lixe para ficar lisinho. Se seus azulejos não tem estampa, passe uma mão de tinta acrílica sobre toda parede para selar a massa. Se possui estampa, passe duas camadas. Prontinho, só deixar secar bem e depois aplicar o papel de parede conforme indicação do fabricante.

Papel de Parede Adesivo Para Banheiro

Vale ressaltar que, como expliquei no passo 4, nada impede você de pular etapas e aplicar o papel diretamente no azulejo, sem cobrir os rejuntes. Mas lembre-se, o acabamento não será tão bonito e isso pode diminuir a durabilidade do seu papel de parede, devido as frestas que possibilitam a entrada de água e sujeira.

Espero que este post tenha sido útil e esclarecedor. Se foi, compartilhe com algum amigo e aproveite para convidá-lo para fazer a reforma junto com você. Vai ser divertido! Um grande abraço e até o próximo post.

Perguntas e respostas

Recomendamos para você
Índice
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.